top of page

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente



Utilizar o cartão de crédito para fazer compras já é algo natural para a maioria dos brasileiros. Basta apenas uma senha de quatro dígitos, um clique ou, simplesmente, uma aproximação do cartão ao dispositivo de cobrança para fazer diversas compras. De acordo com dados do Banco Central, a quantidade de cartões de crédito em junho de 2022 representava quase o dobro da população economicamente ativa no Brasil. Não há como negar, o cartão de crédito é uma ferramenta que facilita a nossa vida financeira com agilidade, possibilidades de parcelamento e benefícios exclusivos como acúmulo de milhas e cashback. Mas, a pergunta é: será que estamos usando nosso cartão de crédito de forma inteligente?


Neste artigo, você vai entender o mecanismo dos cartões de crédito e conhecer métodos inteligentes, eficientes e estratégicos para utilizá-los na nossa vida financeira da melhor forma. Além disso, você vai descobrir o que não deve fazer com o seu cartão de crédito se quer alcançar autonomia e sucesso financeiro. Vamos lá?! Tenha uma ótima leitura!



Como o cartão de crédito funciona


O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados no mundo e pode ser utilizado para compras em ambientes físicos ou virtuais, sem manutenção ou recarga. O cartão de crédito nada mais é do que um sistema de empréstimo que as instituições financeiras oferecem aos clientes para viabilizar pagamentos a prazo e parcelados. Os cartões possuem um limite de crédito que é estabelecido pelos seus respectivos bancos e aumenta, gradualmente, de acordo com o uso que o cliente faz do recurso. Ao fazer uma compra no cartão de crédito, o valor fica registrado na fatura, a qual possui um dia de vencimento e que deve ser paga no mês seguinte.


Em compras parceladas, a quantidade de parcelas é distribuída na fatura de cada mês. O pagamento da fatura após o dia de vencimento implica na cobrança de juros e em restrições do uso do cartão. Embora a cobrança da taxa de anuidade já seja isenta em muitos bancos, sobretudo digitais, algumas instituições financeiras ainda aplicam essa taxa como uma espécie de tributo pelo uso do cartão.



Dicas para usar o cartão de crédito de forma inteligente


Agora que já sabe como o cartão de crédito funciona, é importante estar atento ao modo de utilização desse meio de pagamento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, o indicador de famílias brasileiras endividadas subiu por três meses consecutivos em 2022, chegando a 79,3%. Diante disso, a KAT Investimentos trouxe algumas dicas que podem te ajudar a utilizar o seu cartão de crédito com mais eficiência, estratégia e responsabilidade. Confira:


Monitore a sua fatura: A possibilidade de pagamentos rápidos, simples e sem cobrança imediata que o cartão de crédito oferece pode aumentar o volume de compras impulsivas e não planejadas. Portanto, monitorar o valor e a data de vencimento da sua fatura é fundamental para não extrapolar o limite de crédito e fugir do seu planejamento financeiro. Utilize os aplicativos oficiais do seu banco e tenha sempre um lugar para anotar os seus gastos presentes e futuros.


Cuidado com os parcelamentos: Os parcelamentos são uma ótima opção para realizar uma compra de maior valor ou resolver algum imprevisto de alto custo. No entanto, é importante fazer um planejamento que respeite e considere a sua renda antes de parcelar algo. Outro ponto fundamental é ficar atento às informações disponibilizadas no momento da compra para não se comprometer com a cobrança de juros que algumas compras parceladas podem exigir.


Tenha um limite de gastos definidos: Nem sempre o limite de crédito que as instituições financeiras determinam são proporcionais à realidade financeira dos usuários. Muitas pessoas ainda pensam que o cartão de crédito pode funcionar como uma espécie de complemento da renda e acabam excedendo os gastos e caindo em dívidas. Existem opções para que o próprio usuário ajuste o seu limite de crédito a fim de tornar essa relação mais confortável e segura, portanto, utilize esses recursos para se programar e não extrapolar os limites.


Priorize bancos isentos de anuidade e taxas: A consolidação dos bancos digitais permitem que o uso do cartão de crédito seja ainda mais simplificado e menos burocrático. Um dos principais pontos que causam a migração dos bancos tradicionais para os digitais é a isenção de anuidade e taxas. Portanto, priorize bancos que não cobrem pelo uso do cartão de crédito.


Tenha apenas um cartão de crédito: É comum vermos pessoas com vários cartões de bancos diferentes e até mesmo diferentes formas de usá-los. No entanto, nossa última dica para te ajudar a utilizar o seu cartão de forma inteligente é: tenha apenas um cartão de crédito. Dessa forma, seus gastos ficarão concentrados em apenas um lugar e será muito mais fácil administrar suas finanças pessoais.


 

Compreendendo o funcionamento de um cartão de crédito e conhecendo as melhores dicas para fazer um uso inteligente e estratégico deste recurso financeiro, você simplifica sua gestão financeira e otimiza os seus ganhos.


Portanto, se agarre às nossas dicas e evite cometer erros e cair em ciladas e golpes. Para potencializar ainda mais a sua vida financeira, a KAT Investimentos possui uma equipe de profissionais altamente qualificados e prontos para te acompanhar neste caminho e fazer com que seus investimentos alcancem voos cada vez mais altos. Procure um de nossos assessores e conquiste sua autonomia e sucesso financeiro com a KAT!



20 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page