top of page

Conheça o DREX: O formato digital do real

Sabemos que a tecnologia está dando passos cada vez maiores e mais firmes no universo financeiro. Junto com o avanço dos bancos digitais, das operações virtuais e das tecnologias de pagamento como o pix, a digitalização da economia já não é apenas uma realidade, mas sim, uma necessidade.


Neste contexto, o Banco Central anunciou, em março de 2023, a criação do DREX, o novo real digital. A sigla representa suas principais características: Digital, Real, Eletrônico e Conexão. Trouxemos, neste artigo, as principais informações que você precisa saber sobre o DREX e a proposta que ele traz para o mercado. Aqui, você vai entender como a moeda funciona, como será regulamentada e descobrir quais são as perspectivas dos especialistas em relação à implementação do novo sistema. Tenha uma ótima leitura!



O que é o DREX e como ele funciona?

O DREX foi definido como o real digital, mas podemos entender de uma forma mais clara e simples. Ele é uma representação digital do dinheiro, ou seja, uma forma alternativa de uso de uma mesma moeda, neste caso, o real. Dessa forma, o DREX segue as mesmas regras, possui o mesmo valor e é aceito da mesma forma que o real, podendo ser utilizado para pagamentos, transações e outras operações financeiras. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o DREX não é uma criptomoeda, pois é regulado pelo Banco Central e emitido apenas pela plataforma oficial. As criptomoedas, por sua vez, não possuem regulamentação ou fiscalização no Brasil e apresentam menores índices de segurança nas operações.


Além de prometer maior digitalização financeira e agilidade nos processos burocráticos, o uso do DREX promete promover eficiência e segurança. Essas características são viabilizadas pelo sistema de emissão de moedas digitais por bancos centrais no qual o DREX está inserido, o CBDC (Central Bank Digital Currency, em inglês). O CBDC já foi adotado em cerca de 90 países e garante maior segurança jurídica e privacidade de dados. No Brasil, o DREX irá funcionar com a Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) e a plataforma utilizada pelo Banco Central para a emissão da moeda será a Hyper Ledger Besu. De acordo com Fábio Araújo, coordenador do setor de moeda digital do Banco Central, o DREX também pode facilitar o câmbio de moedas e, consequentemente, o comércio com outros países.



Mas, afinal, como utilizar o DREX?

No momento, o DREX está passando por uma fase de testes para garantir a programabilidade e a segurança do sistema. Segundo informações do Banco Central, o real digital deve começar a ser aplicado oficialmente em 2024, sob um sistema de atacado. Nessa condição, apenas instituições financeiras e bancos poderão ter acesso direto à operacionalização da plataforma.


As expectativas do mercado em relação ao DREX mostram que há uma possibilidade de testes para uso da população no ano de 2025. A operação, neste caso, poderá ser realizada por meio de carteiras virtuais que utilizam a conversão de moedas para emissão do DREX, sem contato direto com o Banco Central. O uso popular do DREX pode democratizar o acesso à moedas virtuais e simplificar diversos processos financeiros para seus usuários. No entanto, esta operação pode acarretar custos ao consumidor em função dos serviços financeiros prestados e da contratação de prestadores de serviços.


Alguns economistas apontam que o sucesso do DREX pode indicar que, no futuro, será permitido o uso de contratos inteligentes e cada vez mais automatizados. Assim, todo o processo burocrático poderia ser simplificado e os custos operacionais reduzidos de forma significativa.



Agora que você já sabe sobre a mais nova promessa de inovação do mercado financeiro no Brasil, fique atento às novidades em relação ao tema, pois, com o DREX, diversas operações poderão ser realizadas de forma mais simples e segura. E se você se interessa pelo universo financeiro ou deseja começar a sua trajetória de investimentos, é fundamental contar com o apoio de quem entende do assunto. Portanto, saiba que pode contar com a equipe de profissionais da KAT Investimentos. Aqui, para cada cliente, apresentamos uma solução financeira estratégica e inteligente. Com a KAT, você não precisa ter medo de explorar o mundo financeiro e alcançar resultados incríveis!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page