top of page

Entendo o que é a Selic e como ela impacta seus investimentos?

 

A expressão "taxa Selic" é familiar para quem acompanha noticiários e lê jornais, sendo determinada pelo Banco Central com grande impacto na economia e nos investimentos. Em outras palavras, tanto as dívidas (como financiamentos ou empréstimos pessoais) quanto as aplicações financeiras (como o CDB) são afetadas pelos juros, que são equivalentes ou superiores à taxa Selic. Apesar de sua relevância, muitas pessoas ainda não compreendem completamente o que é a Selic e como ela influencia as finanças pessoais e o mercado em geral. Portanto, nós da KAT investimentos vamos te explicar como esse indicador funciona e como pode afetar o desempenho de seus investimentos financeiros. 

 

O que é a Selic?  


A sigla Selic representa o "Sistema Especial de Liquidação e Custódia", responsável pela negociação de títulos públicos federais no mercado financeiro do Brasil. Além disso, o termo Selic também é utilizado para designar a taxa básica de juros da economia brasileira, a qual é determinada pelas transações de compra e venda de títulos públicos realizadas pelo Banco Central. 


A taxa Selic desempenha um papel crucial no cenário econômico, sendo utilizada como parâmetro em uma variedade de transações financeiras, tais como empréstimos, investimentos e financiamentos. O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central é o responsável por determinar essa taxa, reunindo-se a cada 45 dias para analisar o panorama econômico e deliberar sobre a manutenção ou alteração da mesma. 


A taxa Selic é determinada pela média ponderada das taxas de juros das operações de empréstimo entre os bancos que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Para compreender melhor o processo de cálculo, podemos simplificar da seguinte forma:  


  • O Governo precisa de recursos para financiar a dívida pública e, para isso, solicita empréstimos aos bancos, oferecendo títulos públicos como garantia;  

  • Os bancos que recebem esses títulos podem utilizá-los como investimento para seus clientes ou como garantia em empréstimos entre si;  

  • Todas as transações entre os bancos e o Governo são registradas no sistema da Selic;  

  • A taxa Selic é então calculada a partir da média ponderada dos juros envolvidos nessas transações. 


Agora, quais sao os impactos da Selic nos meus investimentos? 


A taxa Selic é um importante indicador da economia, podendo variar de acordo com diversos fatores, mas principalmente a inflação e o nível de atividade econômica. Quando a inflação está alta, o Banco Central pode optar por aumentar a taxa Selic para desestimular o consumo e a demanda por crédito, tornando os empréstimos mais caros. Por outro lado, em momentos de desaceleração econômica, a estratégia pode ser reduzir a taxa para estimular investimentos e o consumo, impulsionando o crescimento. No entanto, a inflação é o principal ponto considerado nas decisões do BC. Além disso, fatores externos, como mudanças na política monetária de países relevantes e eventos internacionais, também podem influenciar a taxa Selic. 


Selic e a Renda Fixa 


A Taxa Selic é o principal indicador de rentabilidade dos investimentos em renda fixa, tais como CDBs, LCIs, LCAs, e outros. Em geral, esses investimentos estão diretamente ligados à Selic ou ao CDI, e é a definição dessa taxa que determinará o retorno de uma aplicação em renda fixa. 


Selic e as Ações 


A taxa Selic exerce influência sobre os investimentos em ações, sendo que sua redução torna menos atrativos os investimentos atrelados a ela, enquanto as ações voltam a se destacar. Por outro lado, uma Selic mais alta aumenta a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, reduzindo o risco. Isso pode levar os investidores a migrarem da bolsa de valores para a renda fixa, provocando queda nos preços das ações. 


Selic e os Fundos Imobiliários 


Nesta modalidade de investimento, os recursos são direcionados para projetos no ramo imobiliário. Como a maioria dos fundos imobiliários investe em propriedades para locação, a rentabilidade desses fundos pode ser impactada pela taxa Selic, que tem influência direta sobre os juros do mercado imobiliário. 


Selic e o Câmbio 


Por último, vale ressaltar os investimentos em moedas estrangeiras. A elevada taxa de juros pode atrair investidores internacionais para o Brasil, impulsionando a demanda pela nossa moeda e, consequentemente, valorizando-a. 


Como decidir meus investimentos atrelados a selic? 


Se você deseja investir seu dinheiro de forma a superar a inflação e obter ganhos reais, existem diversas opções disponíveis, desde o mercado de ações até os investimentos de renda fixa. Investir na bolsa de valores pode proporcionar rendimentos mais atrativos do que a renda fixa. No entanto, devido à volatilidade do mercado de ações, há um maior risco envolvido nesse tipo de investimento, sendo essencial contar com uma assessoria da KAT para te auxiliar nessa jornada. 


Aqui na KAT Investimentos você contará com um assessor de investimentos para te ajudar a entender seu perfil de investidor, momento de vida e tolerância a risco, montando uma carteira de acordo com suas necessidades e acompanhando seus investimentos com curadora e dedicação.  

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page