top of page

A história do Real

Ao longo da sua história, o Brasil teve uma diversidade de moedas que marcaram diferentes períodos econômicos e históricos. Desde o período colonial, passando pelo Império e a República, cada era teve sua moeda característica.



As moedas ao longo do tempo


O Brasil teve as seguintes moedas ao longo de sua história:


- Real (português)

- Real (brasileiro)

- Cruzeiro

- Cruzeiro Novo

- Cruzado

- Cruzado Novo

- Cruzeiro Real

- Real (atual)



Introdução das Moedas Cunhadas


Durante o período colonial, as moedas cunhadas foram introduzidas no Brasil. Antes disso, os povos indígenas utilizavam o escambo como principal meio de troca. As moedas passaram a ser o principal meio de obtenção de mercadorias em transações comerciais.


O Real atual


A atual moeda brasileira, também chamada de real, foi colocada em circulação oficialmente em 1º de julho de 1994. Essa implantação foi parte do Plano Real, um plano econômico que visava a recuperação da economia brasileira e o controle da inflação, um problema crônico até então.


O Plano Real foi um grande sucesso, garantindo estabilidade para a economia brasileira e resolvendo o problema da inflação de maneira imediata. Esse plano foi elaborado pela equipe do Ministério da Fazenda do governo de Itamar Franco, liderada por Fernando Henrique Cardoso. Outros nomes importantes no Plano Real incluem Pérsio Arida, André Lara Resende e Pedro Malan. No final de 1994, a inflação já estava sob controle, e o sucesso do plano impulsionou Fernando Henrique Cardoso à presidência.


Cédulas e moedas do Real


Ao longo dos anos, o real teve diversas cédulas e moedas. As cédulas atuais são de:


- 2 reais

- 5 reais

- 10 reais

- 20 reais

- 50 reais

- 100 reais

- 200 reais



A cédula de 1 real foi produzida até 2005, quando sua produção foi interrompida devido à baixa durabilidade e ao alto custo de produção. Ela foi substituída pela moeda de 1 real.


As moedas produzidas pelo Banco Central incluem:


- 1 centavo (não mais fabricada desde 2004)

- 5 centavos

- 10 centavos

- 25 centavos

- 50 centavos

- 1 real


A decisão de parar a fabricação da moeda de 1 centavo foi devido ao seu alto custo de produção e baixa circulação.


Evolução das cédulas e moedas


Desde sua implantação, o real passou por duas famílias diferentes de cédulas e moedas. Atualmente, apenas a segunda família está em circulação, representando a evolução e modernização da moeda brasileira.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page