O que é Renda Fixa?
Os investimentos em Renda Fixa consistem em títulos emitidos por governos, empresas ou instituições financeiras, com o objetivo de captar recursos de pessoas físicas e jurídicas. Ao adquirir esses títulos, você está emprestando recursos a um emissor, que se compromete a devolver o valor investido acrescido dos juros acordados no momento da compra. Alguns títulos também oferecem pagamentos de juros ao longo do prazo estipulado.
Os produtos de Renda Fixa se destacam por duas características principais: o prazo de vencimento e o indexador que determina a rentabilidade. Ao realizar o investimento, você já tem conhecimento da taxa de rendimento e da data de vencimento do título. As rentabilidades dos títulos costumam ser vinculadas a indicadores como o CDI, IPCA e taxas pré-fixadas.
Alguns produtos de renda fixa contam com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e baixa volatilidade, sendo um investimento conservador, importante para compor fundos de emergência
Rendimento em Renda Fixa
Prefixado
No investimento prefixado, você sabe exatamente qual será o rendimento do título no momento de investir.
Pós-Fixados
Você sabe a taxa de rendimento, mas os ganhos variam de acordo com um índice definido previamente, normalmente o CDI.
Mistos
Parte da remuneração é prefixada no momento da aplicação e a outra parte é pós-fixada, em geral, atrelada ao IPCA ou IGP-M.
Como investir em renda fixa
Tesouro
direto
O Tesouro Nacional, em parceria com a B3, criou um programa exclusivo para que pessoas físicas possam investir em Títulos Públicos. Ao participar, você empresta seu dinheiro e recebe os valores corrigidos conforme a rentabilidade acordada.
Com a segurança garantida pelo governo, o Tesouro Direto se destaca como o investimento mais seguro do mercado. Além disso, é acessível a todos, com aplicações a partir de apenas R$ 30.