top of page

O que é inflação e como ela pode te afetar?

Foto do escritor: Rafael AgraRafael Agra
Você provavelmente já ouviu falar sobre a inflação nos noticiários, certo?!
Mas, afinal, o que é inflação?


A inflação é um aumento generalizado nos preços dos bens e serviços de uma economia. No Brasil, o indicador oficial da inflação é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o qual é responsável pelo balanço entre a variação dos preços e do consumo dos brasileiros. Quando a inflação sobe, os preços aumentam e o poder de compra por unidade de moeda diminui. Na prática, isso significa que quanto maior a inflação, menor é o equilíbrio entre o que a população ganha e gasta.


Neste artigo, você vai compreender de uma vez por todas o que é a inflação, quais são os tipos de inflação que existem e quais são os motivos que causam e favorecem o aumento e a diminuição desse fenômeno. Além disso, você irá descobrir quais são os efeitos da inflação sobre a economia geral e sobre a sua vida financeira pessoal. Com a KAT, você compreende o universo financeiro de forma simples e descomplicada. Tenha uma boa leitura!



Quais são os tipos de inflação?

O conceito de inflação é o mesmo no mundo todo. No entanto, existem algumas subclassificações para os diferentes tipos de inflação. Confira abaixo os 5 principais tipos de inflação que existem no mercado.


Inflação de custos: A inflação de custos acontece quando os custos de produção como salários, matriz energética e matérias-primas sofrem um aumento que é refletido nos preços dos produtos e serviços. Para exemplificar, podemos pensar no Petróleo. Quando o preço internacional do petróleo aumenta, os custos de produção de diversos produtos e empresas também são elevados por consequência.


Inflação de demanda: A inflação de demanda é o tipo mais comum e discutido no mercado atual. Ela acontece quando a demanda por produtos e serviços supera a oferta disponível no mercado. As variações desse tipo de inflação estão relacionadas às variações de renda da população, pois, quanto maior a renda, maior o poder de compra e a demanda por bens e serviços.


Inflação estrutural: A inflação estrutural está relacionada ao aumento dos preços em função da deficiência da infraestrutura e da cadeia produtiva. Em 2018, por exemplo, os brasileiros enfrentaram um cenário de inflação estrutural causado pela Greve dos Caminhoneiros. A greve afetou de forma significativa os setores de logística, transporte e infraestrutura do país causando um aumento generalizado nos preços de diversos produtos.


Inflação inercial: O termo “inflação inercial” remete à ideia de inércia. No contexto econômico, ela diz respeito a um processo automático de alimentação dos preços. A inflação apresenta certa estabilidade, sem aceleração inflacionária. É um processo associado à chamada “memória inflacionária” que acontece de acordo com as expectativas do mercado em relação aos preços.


Inflação monetária: A inflação monetária é um fenômeno causado pelo volume exacerbado de dinheiro por parte do governo. Se a quantidade de dinheiro supera os produtos e serviços que circulam no mercado, o aumento dos preços é uma forma de tentar equilibrar o cenário econômico. Um fator que pode favorecer essa condição é a troca ou emissão de moedas feita de forma não inteligente por parte do governo.



Quais são as causas da inflação?

Existem diversas causas para a inflação no mercado. Cada uma delas está relacionada a um topo de inflação. No entanto, existem alguns motivos comuns a todos os tipos de inflação. Como vimos anteriormente, o aumento da demanda por bens e serviços e o aumento dos custos de produção são fatores que elevam a inflação. A política monetária adotada pelo governo para controlar e estimular a economia também pode levar a um aumento da inflação. Além disso, cenários de crises econômicas, guerras ou pandemias podem afetar diretamente a inflação de um país.



Como a inflação afeta pode te afetar?

A partir do momento em que compreendemos a inflação como um fenômeno socioeconômico, podemos nos questionar sobre os efeitos que ela exerce sobre a economia e sobre a vida das pessoas.


O principal resultado do aumento da inflação é a diminuição do poder de compra dos cidadãos, algo que vai além dos preços. O poder de compra não deve ser resumido apenas à comparação entre os preços e o valor das moedas. Uma população sem poder de compra é uma população sem qualidade de vida, ou seja, quanto maior a inflação, menor é a qualidade de vida dos brasileiros, principalmente, quando falamos dos brasileiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao pensar sobre os efeitos da inflação na economia como um todo, destacamos a incerteza e a falta de estímulos aos investimentos no país que prejudicam o desenvolvimento econômico. Além disso, o custo da dívida também pode aumentar em função da inflação.


Como evitar os efeitos da inflação?

Sabemos que a inflação é um fenômeno econômico que pode ser evitado por meio de iniciativas governamentais. Ter uma boa política monetária e fiscal, adotar medidas de controle sobre os preços e pensar em uma política cambial estratégica são fundamentais para conter a inflação. Entretanto, sabemos que alguns fatores externos podem fazer com que a inflação seja inevitável. Nestas circunstâncias, não se preocupe! A KAT Investimentos vai te ajudar a se proteger dos efeitos da inflação.


Nossa equipe de profissionais especializados irá te orientar nas melhores práticas e decisões financeiras para te poupar da preocupação. Entre em contato com a KAT e contrate nossa assessoria financeira para descobrir os melhores investimentos e opções para driblar a inflação e construir uma trajetória de sucesso no universo financeiro!

1 Comment


Guest
Aug 29, 2023

Excelente artigo !!!

Like

FALE CONOSCO

UNIDADES

Avenida Cauaxi, 293 - Cj 816,

Alphaville

Barueri – SP

Alameda Santos, 1800 - 4 andar Jardim Paulista

São Paulo - SP

CONTATO

Tel: + 55 11 96639-0788

contato@katinvest.com.br

  • Instagram
  • LinkedIn

Avenida Madre Leônia Milito, 1377
Salas 1102 a 1104

Londrina - PR​

Rua Irma Benwarda 83 - 5° andar, Centro

Florianópolis - SC​

Rua Paulino Corado, 20 - Sala 602

Jd. Santa Teresa

Jundiaí - SP

Av Presidente Vargas, 2921 - Sala 213

Vila Homero

Indaiatuba - SP

Logo Safra Invest
Telefone Ouvidoria Banco Safra 0800 770 1236

Atendimento aos portadores de Necessidades Especiais
Auditivas e de fala:
 0800 727 7555

(Disponível de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, exceto feriados.)

KAT Assessoria de Investimentos LTDA | CNPJ 43.189.498/0001-95

KAT Agente Autônomo de Investimentos Ltda. está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br> Informações de Regulados>Agentes Autônomos> Consulta a Informações de Agentes Autônomos > KAT AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS ou no site do [Banco Safra https://www.safra.com.br/safra-invest.htm ]. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os direitos sobre a mesma reservados. 

Design sem nome
Logo B3
images
cvm
PRETO-FUNDO-CLARO
Logo Ancord
images

© Direitos reservados

bottom of page