top of page

Como se proteger de golpes financeiros na internet?

Quando falamos sobre operações financeiras na internet, uma das primeiras coisas que pensamos é a ocorrência de golpes. Esse medo é justificado pelo alto índice de pessoas que passam por fraudes financeiras. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa especializada em cibersegurança PSafe, mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes financeiros foram detectadas em 2022, uma média de 22,5 mil golpes por dia. Com o constante avanço das tecnologias financeiras e do aumento da adesão popular a tais recursos, a tendência é que este número continue crescendo.


Não há como fugir. Os riscos de golpes e fraudes estão sempre acompanhando a vida financeira dos brasileiros, portanto, o que nos resta é encontrar alternativas estratégicas e eficientes para nos proteger dessa realidade.


Neste artigo, a KAT Investimentos trouxe algumas orientações fundamentais para que você aprenda a identificar e a se proteger de golpes financeiros na internet. Além disso, vamos te mostrar quais são as principais medidas que devem ser tomadas, imediatamente, após uma tentativa de golpe financeiro. Boa leitura!



Dicas para se proteger de golpes financeiros na internet

Estar inserido no universo financeiro digital e usufruir das ferramentas incríveis que ele nos proporciona nos deixa vulneráveis aos golpes. Apesar disso, as operações financeiras e as contas digitais não são as vilãs dessa história. É possível encontrar utilizar os recursos mais tecnológicos do mercado financeiro de forma segura e não cair nos golpes que atingem grande parcela da população brasileira. Confira, abaixo, as principais dicas da KAT Investimentos para você se proteger desses golpes na internet.


  1. Desconfie: Conhecendo a realidade socioeconômica do Brasil, é como diz o ditado popular: “quando a esmola é grande, até o santo desconfia!”. Por isso, sempre desconfie ao encontrar ofertas muito fáceis, lucrativas e que fogem do padrão estabelecido pelo mercado. Algumas ofertas são irrealistas e podem ser um forte sinal de golpe.

  2. Não compartilhe seus dados pessoais: Sabe aquelas ligações e mensagens que recebemos de pessoas desconhecidas solicitando dados como nome completo e CPF? Cuidado, pois essa é uma clássica tentativa de golpe. Se você for cadastrado em alguma instituição financeira, seus dados já estarão registrados e não há a necessidade de reenviá-los. Portanto, preserve ao máximo a privacidade dos seus dados e não compartilhe nenhuma informação sem antes verificar muito bem a situação.

  3. Faça verificação de segurança: O recurso de verificação de segurança em uma ou duas etapas já é utilizado nas redes sociais e está sendo cada vez mais adotado por instituições financeiras. Verificar os seus dados, confirmar a sua identidade e escolher senhas de acesso fortes são métodos simples e eficazes de se proteger de fraudes.

  4. Cuidado com os pagamentos virtuais: Se você é empreendedor e recebe pagamentos por transferência digitais, pix ou pagamentos por WhatsApp, é preciso ter o dobro da atenção. Sempre exija e confira os comprovantes de pagamento e monitore toda a atividade da sua conta para não cair nos famosos “calotes”.

  5. Não invista em qualquer ativo: Os golpes financeiros podem chegar até os investidores mais experientes. Se o seu objetivo é investir, a melhor forma de se prevenir contra os golpes é aplicar o seu dinheiro em instituições autorizadas pelo Banco Central.



O que fazer ao sofrer um golpe?

E se, ainda assim, você for vítima de algum golpe, existem algumas medidas que devem ser tomadas imediatamente. A primeira delas é informar a sua instituição financeira sobre o ocorrido para que as ações sejam bloqueadas até que sua conta seja verificada e recuperada, em casos de hackeamento. Logo depois, denuncie o ocorrido às autoridades competentes, afinal, os golpes e fraudes são crimes previstos na lei. Por último, procure por um especialista e um advogado para te orientar nos trâmites legais e assegurar os seus direitos.



Essas são algumas dicas para ficar menos vulnerável aos golpes financeiros que rondam o ambiente virtual. No entanto, a principal ferramenta para se proteger é o conhecimento. De acordo com Gilberto Ribeiro, Sócio e Head de Câmbio e Internacionais na KAT Investimentos, os golpistas são habilidosos e buscam sempre inovar as formas de aplicar os golpes. Por isso, é importante pesquisar e contar com a ajuda de especialistas qualificados para conhecer e aprender sobre o mercado financeiro e seus riscos. Quer mergulhar nesse universo com autonomia e segurança? Entre em contato com a KAT Investimentos! Aqui, cada cliente é único e recebe um atendimento 100% personalizado de acordo com seu perfil e objetivo.


5 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page