top of page

Entenda o que é a Taxa Selic e como ela pode afetar seus investimentos

Atualizado: 23 de ago. de 2023

O mundo da economia possui diversos índices e marcadores importantes. No Brasil, a Taxa Selic é considerada um dos principais indicadores econômicos e impacta diretamente o cenário financeiro do país. Neste artigo, você vai entender, de forma simples e descomplicada, o que é a Taxa Selic, como ela funciona e qual é a influência que ela exerce sobre os investimentos e a economia brasileira.


Boa leitura!



O que é Taxa Selic e o que ela significa?

A Selic, ou o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a taxa básica de juros que influencia todas as taxas da economia brasileira. Desde o ano de 1999, ela é a única taxa utilizada no âmbito da política monetária e, para o Banco Central, é uma ferramenta muito importante para o controle da inflação. As variações da Taxa Selic são definidas periodicamente pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que é o órgão responsável por calcular e divulgar as justificativas e projeções acerca do sistema.



Selic e inflação

Com certeza você já ouviu falar sobre inflação nos noticiários, certo?! Mas você realmente sabe como a inflação pode te afetar? Não se preocupe, pois a KAT Investimentos vai te explicar como a inflação e a Selic estão relacionadas e como isso pode refletir no seu bolso.


A inflação é, basicamente, um aumento dos preços de bens e serviços causados pelo consumo da sociedade, ou seja, uma relação direta entre oferta, demanda e preço. À medida que a população tem maior acesso aos créditos, financiamentos e empréstimos, a tendência é que o consumo aumente e impulsione a inflação. Portanto, quando o Banco Central aumenta a taxa Selic ele exerce um certo controle sobre o dinheiro que circula no país e desacelera a economia. Da mesma forma, o Copom também pode diminuir a Selic para incentivar os créditos e o consumo da população, aumentando o fluxo de dinheiro no país.



Como a Selic pode afetar os seus investimentos?

Além de estar diretamente ligada ao controle da inflação, a Taxa Selic também pode influenciar os seus investimentos. Isso porque a taxa de juros básica interfere diretamente nos ativos de renda fixa que possuem alguma relação com ela. Podemos exemplificar com o Tesouro Selic, na Poupança e nos investimentos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Dessa forma, as variações da Selic interferem no rendimento dos ativos que são, na maioria das vezes, menores.


Nos investimentos de renda variável, a Selic não interfere diretamente, mas pode contribuir para as projeções. Assim, os aumentos e as quedas da taxa de juros básica pode projetar a rentabilidade dos investimentos feitos nesta categoria, incentivando ou desestimulando as ações.


 

Conclusão

A Taxa Selic é um dos principais indicadores econômicos do país. Compreender a forma que ela interfere na economia nacional e nos investimentos pessoais é fundamental para a construção de um olhar mais estratégico sobre o mercado financeiro. Para compreender o mercado financeiro de forma descomplicada e otimizar seus lucros, a KAT Investimentos pode te ajudar! Nossa equipe de profissionais qualificados e nosso atendimento personalizado vai te deixar por dentro das principais alterações e destaques do mercado financeiro e te ajudar a tomar as melhores decisões.


Além disso, com a KAT você pode se aventurar no mercado financeiro de forma segura e sem preocupações!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page